O quadril é uma das mais complexas e maiores articulações de nosso corpo com grande amplitude de movimento. Ele é o responsável por unir o tronco e a pelve ( também comumente chamada de bacia ) aos membros inferiores, além de sustentar o peso da parte superior do corpo.
Como qualquer outra articulação pode sofrer lesões. As mais comuns são: a artrose do quadril, a tendinopatia, a bursite trocantérica e o impacto femoroacetabular.
Artrose do quadril
É uma patologia degenerativa e inflamatória, que ocorre quando há lesão da cartilagem articular na cabeça do fêmur e/ou no acetábulo, evoluindo para o desgaste desta articulação .
Tendinopatia e Bursite trocantérica
São patologias que ocorrem em uma mesma região anatômica. As tendinopatias são alterações inflamatórias que leva a dor na parte lateral do quadril e coxa, na região de encontro da musculatura glútea e abdutora (glúteo médio e mínimo), e também decorrente do atrito entre o trato iliotibial e o grande trocanter.
A bursite do quadril é a inflamação da bursa, uma pequena bolsa de líquido, que tem como principal função diminuir a pressão e o atrito entre estes tecidos moles (músculos e tendões) e o osso.
Impacto Femoroacetabular
É um problema mecânico da articulação do quadril, quando ocorre um contato anormal entre o rebordo do acetábulo e colo do fêmur, gerando desconforto ao paciente quando permanecer longos períodos sentados e relacionado à atividade física de impacto.
Lesão do Labrum
O labrum acetabular é uma estrutura fibrocartilaginosa que é fixada à orla acetabular e possui função importante para a estabilidade do quadril. A principal causa é o impacto femoroacetabular. Trauma, displasia do quadril, instabilidade ou frouxidão ligamentar também podem causar lesões do labrum.
Sintomas mais comuns de lesões no quadril:
-Dores nas nádegas ou coxas e lateral do quadril.
-Rigidez ou dificuldade para se movimentar.
-Dor na virilha.
-Dor ao fazer exercícios.
O que fazer para se livrar desses sintomas?
Cada sintoma pode indicar um tipo de lesão diferente, sendo assim é imprescindível que o paciente procure o especialista em quadril. O especialista no quadril poderá diagnosticar corretamente o problema, assim como indicar o melhor tratamento, que varia desde o repouso e reabilitações com fisioterapia ou pilates, artroscopia, e até a artroplastia de quadril.