Diabetes e o Risco De Fraturas: Uma Relação Preocupante

Quando falamos sobre diabetes, muitas vezes pensamos apenas nos níveis de açúcar no sangue. Mas há algo a mais que precisamos saber: a relação entre diabetes e o risco de fraturas nos ossos.

Como o Diabetes Afeta os Ossos?

Imaginem nossos ossos como os “tijolos” que formam a estrutura vital do nosso corpo, como se fosse a casa em que vivemos. Quando esses “tijolos” não estão fortes, nossa casa (corpo) se torna mais suscetível a “rachaduras” – representadas pelas fraturas ósseas. O diabetes pode desempenhar um papel importante nesse enfraquecimento, aumentando o perigo de fraturas mesmo em situações normais do dia a dia.

Fatores que Aumentam o Risco

Além de mexer com os níveis de açúcar no sangue, o diabetes pode influenciar diretamente a saúde dos ossos. Isso acontece porque a resistência à insulina, algo comum no diabetes tipo 2, não só impacta o açúcar no sangue, mas também prejudica a saúde dos ossos, tornando-os mais frágeis.

Outro fator que acomete pessoas com diabetes frequentemente é a neuropatia periférica, uma condição que se assemelha a perder um pouco da “sensação” nas pernas. Isso torna mais fácil tropeçar e cair, o que aumenta ainda mais o risco de fraturas.

O que Podemos Fazer para Evitar Problemas?

Felizmente, existem estratégias que podemos adotar para preservar a integridade dos nossos ossos. Além do controle efetivo do açúcar no sangue, a suplementação adequada de cálcio e vitamina D surge como uma medida essencial. Não podemos esquecer da importância dos exercícios regulares, pois eles não apenas contribuem para o controle glicêmico, mas também fortalecem os ossos e reduzem os riscos de fraturas.

Portanto, se você tem diabetes fique atento à saúde dos seus ossos. Agende uma consulta com um de nossos especialistas para discutirmos estratégias específicas para manter seus ossos sempre fortes.


Dr. Leandro Ribeiro Campos

CRM-TO 2566 / RQE 1271

Leia também…

×