Artrose dificulta a mobilidade do quadril e traz alterações no caminhar
Dor no quadril e dificuldade para caminhar

Você sente dor na região do quadril, limitação dos movimentos e dificuldade para caminhar? Esses são os principais sinais e sintomas da artrose no quadril. Condição que compromete o bem-estar e a qualidade de vida.

A artrose é um problema provocado pela perda de cartilagem na articulação do quadril, o que acaba causando dor, gerada pelo atrito dos ossos onde deveria existir cartilagem. 

Contudo, na maioria das vezes não temos como precisar a sua causa, mas algumas situações podem levar a este distúrbio como por exemplo:

– Traumatismos;

– Alterações congênitas da forma do quadril;

– Algumas doenças da infância e adolescência que tenham afetado o quadril;

– Uso prolongado de corticóides, álcool, tabaco;

– Anemia Falciforme e Lúpus Eritematoso Sistêmico;

– Desgaste puro da cartilagem sem razão aparente.

Sintomas

A dor no quadril virilha) ou irradiada ao joelho associada a limitação dos movimentos são os principais sintomas.

Em alguns casos a dor pode irradiar pela frente da coxa e chegar ao joelho, o que pode fazer o paciente pensar que o problema está no joelho.

A dor tende a piorar com os esforços, principalmente com as atividades físicas, e melhorar com o repouso.

Diante da piora e agravamento dos sintomas, a articulação passa a bloquear os movimentos, impedindo que o paciente realize atividades como calçar sapatos, cruzar ou abrir as pernas e caminhar. Em estágios mais avançados, pode existir dor até mesmo no repouso.

Tratamento para artrose

A artrose no quadril é um problema que não tem cura. No entanto, existem tratamentos que devem ser utilizados para reduzir e controlar a dor, recuperar a mobilidade da articulação e devolver a qualidade de vida ao paciente.

O primeiro passo é realizar o diagnóstico correto da causa da dor. Isto ajudará a determinar a melhor abordagem de tratamento e consequentemente um melhor resultado. 

Conheça as principais formas de tratar a artrose de quadril:

Medicamentos:

Pacientes que possuem dores fortes e agudas podem se beneficiar do uso de medicamentos a fim de diminuir a inflamação, entretanto, o uso desses remédios devem ser feitos apenas com recomendação do especialista médico  e por um período determinado de tempo, pois são medicamentos que, quando usados de forma prolongada e contínua, podem causar efeitos colaterais graves.

Mudança nos hábitos de vida:

A mudança nos hábitos também é uma forma de amenizar o quadro de dor, algumas pesquisas e artigos científicos apontam que alguns hábitos podem influenciar diretamente na qualidade de vida dos pacientes e trazer piora dos problemas articulares. Por isso, recomenda-se que desenvolva alguns hábitos como:

– Reduzir as atividades físicas que causam impacto para o quadril.

– Manter o corpo em movimento com atividade física que não gere dor.

– A redução do peso corporal.

– Fisioterapia:

A fisioterapia para ganho de amplitude de movimentos faz  parte do tratamento para tentar diminuir a dor.

– Infiltração:

A infiltração no quadril é uma técnica que pode ser aplicada e tem a função de diminuir a inflamação e melhorar a dor.

– Cirurgia:

A cirurgia para artrose no quadril deve ser feita somente com orientação do médico especialista, pois é recomendada quando os demais tratamentos não auxiliam a controlar a dor ou quando houver um benefício intrínseco muito bem definido. Consta da Artroplastia ( prótese) total do quadril.

Enfim, conviver com a dor não é normal. Procure um especialista para tratar a artrose no quadril e retomar as atividades da sua rotina.

Dr. Claudson Teixeira da Silva

CRM-TO 1299 | TEOT 7470 | RQE 1288

Dor no quadril e dificuldade para caminhar

Leia também…

×