A entorse de tornozelo, popularmente conhecida como torção, é uma das lesões mais comuns no meio esportivo. Em muitos casos ela surge, ao pisar no pé de outro atleta e na aterrissagem em um pé só.
O tipo mais frequente de entorse se caracteriza pelo movimento de inversão, que é quando a “parte de fora” do pé se torna, subitamente, o ponto de apoio. Ou seja, quando esse movimento lateral do pé ocorre numa intensidade além do normal.
Além das atividades esportivas a entorse acontece ao pisar em terreno irregular, degrau, colocar mais peso em um lado do pé, tropeção. Há também pessoas que podem ser mais favoráveis a terem essa lesão.
São aquelas que possuem uma característica genética em que a cápsula e os ligamentos são mais frouxos do que de outros indivíduos, e aquelas que têm falta de fortalecimento da musculatura e pisada errada.
Como evitar?
Embora as entorses sejam difíceis de prever em razão da prática esportiva e até da avaliação prévia de terreno acidentado, as pessoas podem se utilizar de imobilizadores semi-rígidos para reduzir os riscos de incidência. Outras ações importantes que ajuda, são:
1. Faça sempre aquecimento antes da prática esportiva.
2. Tenha cuidado com a sua pisada.
3. Treine para melhorar o seu equilíbrio.
4. Tenha atenção ao calçado.
Sintomas da entorse
– Dor intensa.
– Incapacidade de apoiar o pé.
– Edema ou hematoma.
– Inchaço.
– Vermelhidão.
– Temperatura alta.
– Sensibilidade.
– Dificuldade para andar.
Cuidados com o tornozelo que sofreu entorse?
– Faça repouso, evite expor a região a algum esforço, como tentar caminhar novamente.
– Deixe a perna elevada.
– Comprima a região cuidadosamente com faixas.
– Aplique gelo no momento da torção e após para reduzir o inchaço.
– Evite carga no tornozelo, pode haver o total rompimento dos ligamentos e o peso do corpo ao tentar andar pode agravar.
ATENÇÃO:
A entorse acontece com bastante frequência e pode ter diferentes níveis de gravidade. Por isso, lembre-se da importância de consultar um profissional para indicar o melhor tratamento.
Dr. Leonardo Pires Silva de Castro
CRM-TO 2887 | RQE 2385
Especialista em Ortopedia e Traumatologia – Atuante em Pé e Tornozelo.