Joanete é uma deformidade que causa uma proeminência óssea na região medial do pé que, por sua vez, pode gerar um processo inflamatório deixando a região dolorida e sensível.
Normalmente essa deformidade afeta o primeiro dedo, popularmente conhecido como dedão, nesse caso é chamado de Hallux Valgus ou Hálux Valgo.
No entanto, pode afetar também o quinto dedo, que seria o dedo mínimo ou mindinho. Esse é conhecido como Joanete de Sastre ou Bunionette, popularmente chamado de Joanete de Alfaiate.
Ambos são uma condição muito comum que pode causar maior ou menor desconforto, dependendo da sua gravidade.
A influência do joanete na vida do atleta
Em atletas, o joanete também pode se fazer presente e causar maiores problemas na estrutura do pé do paciente, especialmente, devido à carga aplicada sobre os pés, gerando assim, alterações na pisada e influenciando diretamente nos treinos.
A pisada é alterada devido a dor causada ou pela própria desestruturação que o pé adquire com o impacto e o uso de sapatos. O osso deforma e muda a base do apoio final, podendo até sobrecarregar o segundo dedo, gerando uma metatarsalgia de transferência (dor na face plantar central do pé).
Outra influência do joanete na prática de exercícios físicos está no pós-treino. A pessoa precisará dar uma atenção especial para os próprios pés, a fim de promover um melhor descanso das articulações, como:
– Aplicação de gelo.
– Exercícios locais.
– Massagem.
– Uso de corretores.
Causas do joanete
Dentre os fatores que mais contribuem para o surgimento desta condição são:
– Doenças degenerativas como artrite reumatóide e gota.
– Hereditariedade como: pé plano, herança familiar, frouxidão ligamentar familiar.
– Alterações neurológicas como derrame, paralisia cerebral, trauma de coluna (medular).
– O uso excessivo de calçados de salto alto e bico fino também podem gerar joanetes e a hereditariedade tem grande influência no aparecimento da doença.
Cuidados que devemos ter
Uma pessoa que tem essa deformação precisa dar atenção a diversos fatores para que não sinta dores ou desconfortos enquanto estiver treinando e, ao mesmo tempo, não haja o agravamento da proeminência.
Quem tem tendência precisa escolher calçados mais confortáveis e é essencial evitar que os pés fiquem apertados – permitindo o correto posicionamento das articulações reduzindo a sobrecarga no local afetado.
Tratamento
O acompanhamento com um ortopedista para entender ao certo o que é joanete e de que maneira ele influencia nos movimentos é muito importante para quem tem tendência a desenvolver esse problema.
O profissional poderá, dependendo do avanço da condição, indicar tratamentos e medidas que minimizarão os desconfortos e evitarão o agravamento da condição, como:
– O uso de calçados confortáveis como estratégia para evitar o atrito num ponto único da pele.
– A prática de fisioterapia para tentar aliviar as dores.
– Realização de procedimentos cirúrgicos em casos selecionados.
—
Dr. Leonardo Pires Silva de Castro
Especialista em Ortopedia e Traumatologia
Atuante em Pé e Tornozelo
CRM-TO 2887 | RQE 2385