A corrida é um excelente exercício de prevenção e combate à osteoporose, pois o impacto provocado auxilia na renovação celular e na captação de cálcio nos ossos, tornando-os mais fortes e menos suscetíveis a fraturas.
Mas, quando já temos essa condição, é essencial a liberação médica para praticar o exercício e fazer um treinamento de fortalecimento muscular, para que eles protejam os ossos que estão fragilizados.
Contudo, caso a pessoa esteja com osteoporose grave ou com excesso de peso, o médico pode preferir que ele não realize nenhum exercício até que os ossos estejam mais fortes. Nesses casos, a indicação seria atividades sem impacto.
Independente do tipo, a atividade física é super recomendada para quem sofre osteoporose. Isso porque os exercícios ajudam a aumentar a força muscular, melhora o equilíbrio e a postura, alivia a dor, melhora a sensação de bem-estar e ajuda na execução das tarefas e atividades diárias.
Exercícios indicados para quem tem osteoporose
– Musculação
A musculação exerce tensão nos músculos e ossos, ajudando a aumentar a densidade óssea e a fortalecê-los. Ou seja, o levantamento de pesos é uma excelente maneira de favorecer a formação de ossos fortes e sadios.
– Caminhada
Pacientes com osteoporose devem fazer caminhadas de no mínimo 30 minutos todos os dias. A caminhada ajuda a aumentar a densidade óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fortes, e também melhora o equilíbrio e a coordenação motora, diminuindo o risco de quedas e de fraturas.
– Subir escadas
Subir e descer escadas é também um ótimo exercício para quem tem osteoporose, pois o impacto ajuda a estimular a produção de massa óssea.
– Dança
Além de melhorar a circulação sanguínea e o coração, a dança trabalha diretamente sobre os ossos das pernas, quadril e coluna, ajudando a retardar a perda mineral óssea.
Exercícios menos recomendados para osteoporose
– Exercícios de alto impacto: como ginástica aeróbica, pois podem levar a fraturas nos ossos;
– Exercícios de flexão e torção: como os abdominais, pois há um maior risco de fraturas por compressão da coluna. Outras atividades que se enquadram aqui são o golfe, o tênis, o boliche e algumas posições de ioga.
Exercícios físicos realizados com orientação são imensamente benéficos para a saúde e para a mente. Com eles, pode ser possível até evitar a necessidade de medicamentos para osteoporose. No entanto, lembre-se sempre de consultar um ortopedista antes de iniciar qualquer atividade física após o diagnóstico de osteoporose.
Dr. João Paulo Borges de Moraes
Especialista em Ortopedia e Traumatologia
Atuante em Cirurgia de Joelho
CRMTO 2556 | RQE 1022